Loading…

Software de agronegócio SGISpro

Escrito por Thalita.

O SGISpro que é um software de gerenciamento e análise de dados para o agrônomo profissional. Nele você pode colocar informações de seus clientes, áreas de fazendas, produção e outras informações relacionadas ao campo.

O software está disponível para download gratuito neste site. É um arquivo de 807 MB, nos idiomas inglês e português, versões para Windows (Windows Vista ou Windows 7), e requer registro para a instalação. O prazo para uso livre é de 30 dias, depois precisa comprar o software para usar.

Depois de registrado a ferramenta SGISpro e seus componentes, a área de tarefa mostrará o menu de ferramentas: File (Arquivo), View (Visualizar), Tools (Ferramentas) e Help (Ajuda) e abaixo os ícones de Toggle Navigation Panel (Alternar Painel de Navegação), Back (Voltar) e Forward (Ir). Depois terá 2 (duas) divisões na tela: uma mostrando a hierarquia do plano e a outra com os componentes do plano (Map – Mapa, Summary – Resumo). O exemplo que tenho é a estrutura de um plano, com clientes, provedores de serviços, nomes de fazendas e tipos de solo.

Tela de trabalho do SGISpro.
Tela de trabalho do SGISpro.

Ao criar um plano, você precisa adicionar as novas propriedades de provedores de serviços em Plans > New Service Provider Properties. Onde estarão as informações gerais, como o nome da empresa, nome do responsável, sufixo, cargo, notas, endereços, telefones para contatos, detalhes do provedor e banco de dados. Ainda tem como importar o serviço de fornecedor e dados de levantamento de solos, purgar dados de pesquisa do solo.

Ao adicionar um novo serviço, precisam-se colocar as novas propriedades dos clientes, como informações da empresa (fazenda), endereços, telefones, detalhes do provedor e detalhes do banco de dados. Podem-se adicionar clientes existentes, importá-los, atualizar as informações.

Nas informações de clientes (Customer), há como adicionar novas propriedades agrícolas, como nome da fazenda, área mapeada em acre, notas, detalhes do banco de dados, importação de fazendas e clientes.

Os detalhes da fazenda (Farm) podem-se colocar o nome do campo, nome legal, autoridade legal, área total, área cultivável, área mapeada, detalhes gerais do país, tipo de solo e o banco de dados. Além de importação de campos e limites, exportar fazendas.

Nas informações do campo (Field) possuem nova atividade, adicionar atividade a partir de modelos, importar limite do campo ou exportá-lo.

Você pode alterar as configurações gerais de preferências e adequá-la ao seu uso View > Preferences. Podem-se imprimir as páginas ou salvá-las. Você pode criar quantos planos achar conveniente.

No ícone File, obtém as informações de cada atividade que criou e onde está o Exit para sair do software. Não precisa salvar as informações para fechar o software. Pode fazer backups dos arquivos ao fechar.

Referências:

http://ag.topconpositioning.com/pt-br/ag-produtos/software-sgis/sgispro

Vídeos para auxílios do SIGSfarm: http://ag.topconpositioning.com/pt-br/ag-produtos/software-sgis/sgisfarm

Vídeo SGISpro versão português: https://www.youtube.com/watch?v=Z4aqShKXUMQ