Loading…

Scout – Ferramenta Mágica para Sass/Compass

Escrito por Thalita.

Scout é a ferramenta open source que oferece aos web designers trabalhar com o Sass/Compass, auxiliando-os nos estilos CSS. No final, você tem mais controle, otimização e organização de seus códigos e arquivos.

Com o Scout você deixa de trabalhar com linhas de comando no terminal, ele faz isso automaticamente: compila os arquivos Sass/CSS na hora de salvar ou modificá-los. Além de não se preocupar com a configuração do Ruby ou lidar com outras questões técnicas.

O aplicativo possui compatibilidade para MAC e Windows, e atualmente se encontra na versão 0.7.1

Definições de Sass e Compass

Sass é uma extensão do CSS que trás regras aninhadas, variáveis, funções mixin, e muito mais. O Sass tem a função de organizar e manter o código CSS, além de compilar seu código e formatá-lo corretamente.

Compass é um framework CSS open-source que torna o uso de CSS3 e padrões de projeto fáceis. O Compass trabalha exclusivamente com o Sass para ajudá-lo a escrever mais limpo e rápido os estilos CSS.

Uso da Ferramenta Scout no Windows

1 – Para adicionar o seu projeto na ferramenta, acesse o “+” que se encontra na parte inferior esquerda da tela inicial do Scout.

2 – Agora você terá as opções de configurar as pastas do projeto. A opção de Input Folder é a pasta onde se encontram os arquivos Sass, Output Folder é a pasta onde ficarão os arquivos CSS compilados. Tem também as opções de definir a pastas de Javascript, Imagem e se o modo será de desenvolvimento ou produção. Após isso, basta clicar no “play” e a mágica acontecerá!

3 – A aba Log ficará responsável por mostrar qualquer alteração que você fizer em seu projeto.

4 – Com uma alteração nos arquivos do projeto, a resposta ficará disponível no Log. São avisos de alterações e erros de compilação. Por fim, para o Scout parar de “vigiar” o seu projeto, só  basta clicar no “stop“.

 

Download da Ferramenta Scout

http://mhs.github.io/scout-app/

Quer saber mais sobre o Projeto Jabuticaba?!

Leia o post Projeto Jabuticaba com Bootstrap e Sass.