Loading…

R – Primeiros passos

Introdução

No mundo globalizado em que vivemos mais de 40% das pessoas estão conectadas à internet . Estima-se que até 2020 existam 5.200 Gb de dados por pessoa no planeta . Para se ter noção o numero é equivalente a aproximadamente : 40 trilhões de gigabytes ou 3.4359738368e+23 bits . Tudo isto graças a ascensão do uso de wearebles ¹ , sensores, dos dispositivos moveis e de outras tecnologias .

Com toda esta quantidade de dados disponíveis ,  é fundamental que existam ferramentas  para processar informações rapidamente. Informações que podem ser utilizadas com técnicas de inteligência artificial para conseguir  inclusive prever resultados . Um sistema denominado MogIA , foi capaz de prever os últimos 3 resultados das eleições presidenciais estadunidenses . Na ultima , prevendo a vitória de Donald Trump. Para isto o sistema capturava informações publicas disponíveis em redes sociais como : Facebook , Twitter , Google+ , YouTube , dentre outros …

Uma das ferramentas que auxilia na análise de dados é o R , uma linguagem de programação estatística, open-source, e interpretada que vem se tornando bastante popular. Já sendo a linguagem mais utilizada no processo de mineração de dados .

 

Comparação entre as principais linguagens utilizadas em mineração de dados

Recentemente o R chegou a uma marca de 10.000 pacotes disponíveis .   Um pacote é um conjunto de funções que você consegue acessar em seus códigos , bastando importa-lo . Existem pacotes para resolver vários problemas como construção de gráficos , machine learning etc…

 

Instalação

Para instalar o R siga o passo a passo do instalador , disponível em : https://vps.fmvz.usp.br/CRAN/

Após baixado e instalado, é necessário instalar a ferramenta RStudio , que é uma IDE para a linguagem R. Com ela conseguimos economizar tempo ,  pois possui uma interface amigável ,  que dispensa a exclusiva utilização de linhas de comando ,  além de outras funcionalidades muito interessantes.

Para baixar o RStudio visite : https://www.rstudio.com/

Existem outras IDEs para o R como :

  • Eclipse
  • Revolution-R
  • Live R

Nos nossos artigos usaremos somente o RStudio !

Primeiros passos

Após ter realizado o passo anterior , abra o console do R(Não a IDE ,mas sim o software que foi instalado junto com a linguagem R em sua maquina ) . Iremos começar a utilizar o RStudio no próximo artigo . Por enquanto trataremos de abordar alguns comandos básicos .

Ao abrir o bash você verá algo como :

Tela inicial do RGUI/RCONSOLE

 

Nosso “helloworld”será simples , digite plot( 1:5 , 10:14) . Pronto ! Com uma simples instrução você criou um gráfico com alguns pontos ! Não se preocupe ,  iremos abordar detalhadamente esta função em artigos futuros.

Resultado esperado.

plot é uma função built-in (que já vem instalado com o R) que serve para gerarmos gráficos . Mais a frente ,  veremos que existem outros pacotes como o ggplot2 , que também são utilizados para esta função.

O R disponibiliza alguns comandos extremamente úteis para obter detalhes sobre uma função  . Com um nome muito intuitivo a função se chama help() . Digite no console help(plot) e veja o resultado.

O R  abrirá automaticamente uma janela com varias informações sobre a função. Uma outra maneira , mais simples , de conseguir o mesmo resultado é usando o ?plot . Digite ?plot e observe o resultado . Ocorreu a mesma coisa , não ?

Você também pode fazer uma pesquisa no banco de dados de ajuda do R através de palavras-chave . Para isso use help.search(” palavra-chave”) .

 

Referências e Links interessantes

Weareble : Resume o conceito de tecnologias vestíveis .

Noticia sobre o uso do sistema MogIA nas eleições estadunidenses.