Novo projeto PET – Robótica

Em sua visão geral, o projeto se desenvolverá em três frentes distintas: 1) produção de robôs funcionais; 2) Apresentação e demonstração de protótipos em escolas; e 3) mini curso EAD. Dessa maneira, tais frentes englobam os três eixos estruturantes vigentes no PET-Sistemas: pesquisa, extensão e ensino respectivamente.

Metodologia

1) produção de robôs funcionais, em que serão pesquisadas novas tecnologias para uma implementação posterior, sendo a montagem de um robô de combate um exemplo;

2) Apresentação e demonstração de protótipos em escolas, nesta etapa levaremos  o que foi produzido até as escolas, com o intuito de apresentar aos jovens e despertar nos mesmos um desejo de conhecimento pela área da Tecnologia da informação;

3) mini curso EAD, que apresentará conceitos de computação, eletrônica e programação.

Braço robótico: Demonstrar a utilização de um braço robótico como meio de ensino, e realizar automação de seus movimentos para realizar processos.

Carro robótico: É a base do braço robótico, no qual possibilita a locomoção do mesmo, para que possa ser aplicado a diversas situações diferentes.

Conclui-se que este projeto tem como objetivo fomentar um impacto positivo que jovens motivados implicam no futuro social, tecnológico e econômico, pois não é somente a computação que está sendo negligenciada pela estrutura do ensino Brasileiro.

De autoria de Sandra Mesquita.