
Equipe
- Maria Eduarda Caldas Eloi
- João Pedro Rodrigues
Atualmente, a sociedade faz uso de uma ampla variedade de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que se tornaram ferramentas essenciais tanto no ambiente de trabalho quanto nas atividades cotidianas e de entretenimento. Exemplos de uso incluem transações financeiras, compras online, solicitação de documentos como o título de eleitor, agendamento de benefícios governamentais, participação em aulas e cursos virtuais, consumo de filmes e jogos, entre outras atividades.
Entretanto, durante o uso simultâneo dessas tecnologias, é comum que usuários enfrentem dúvidas relacionadas ao seu funcionamento e aplicação. Considerando essa demanda, o objetivo desta atividade é disponibilizar um canal de atendimento para esclarecer dúvidas sobre TIC, destinado às comunidades interna e externa da UFMS.
O Tira-Dúvidas foi idealizado como um canal de comunicação direta, que busca oferecer suporte sobre o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação. Trata-se de uma aplicação web, acessível pelo site da FACOM, onde membros da comunidade podem enviar suas perguntas. As dúvidas serão respondidas em curto prazo por alunos dos grupos PET-Sistemas e PET-Computação, além de estudantes cadastrados, que, ao colaborar, poderão contabilizar horas de extensão.
Benefícios e Impactos
Para a comunidade externa e interna da UFMS:
- Aproximação entre a universidade e a sociedade.
- Oferta de serviços educativos como forma de exercício da cidadania.
Para a comunidade da UFMS
- Desenvolvimento de habilidades de comunicação e atendimento.
- Possibilidade de obtenção de horas de extensão e complementares, importantes para a formação acadêmica.
Tecnologias Adotadas
- Back-end: NestJS
- Front-end: React
- Banco de Dados: PostgreSQL
- Containerização: Docker
- Controle de Versão: Git
- Design de Interfaces: Figma